Pesquisa de mercado com Desk Research
- Camila Giacomeli
- 15 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

Você já deve saber que a pesquisa de mercado é tão importante para quem está abrindo um novo negócio quanto para quem já tem um negócio em funcionamento, e não quer ser deixado pra trás pela concorrência. Ela serve para nos ajudar a tomar decisões mais assertivas, de acordo com a realidade do mercado, que nossos negócios estão inseridos, e não somente com o que está na nossa cabeça.
A perquisa de mercado fornece os dados e informações essenciais que permitem conhecer melhor o mercado, os concorrentes, público-alvo e o próprio negócio.
A Desk Reseach é uma técnica que consiste em a buscar por dados relacionados ao momento presente da empresa, que pode ser realizada antes de sair a campo. Pode ser feita nos mais variados formatos como em vídeos, textos, imagens, fotos, arquivos de áudio, etc. E em variadas fontes, como livros, sites de notícias, artigos científicos, filmes, revistas, jornais, podcasts, entrevistas, fotografias, estudos de caso, entre outros.
Pesquisar em acervos, bancos, relatórios de tendências, bibliotecas online ou físicos explorando as questões emergentes ao momento presente do seu negócio.
Por ser um momento de investigação de suposições, de descoberta de conexões inesperadas, esteja aberto a expandir seu olhar sobre o momento do seu negócio, ver além da sua zona de conforto. A desk research faz com que você e sua equipe comecem a pisar em solo mais firme, se baseando em fatos.
Realizar esta pesquisa sobre o mercado ajuda a conhecer as melhores práticas e soluções existentes para identificar o espaço que existe para inovar no seu próprio negócio.
Como fazer?
Em equipe, levante os assuntos centrais que envolvem o momento atual do seu negócio, por exemplo: o desafio levantado é “baixo engajamento dos clientes nos serviços extras do seu restaurante”, então pesquisar assuntos como “experiência do cliente em restaurantes", “o que o consumidor quer como atividade gastronômica”, “jantares temáticos que geram interesse”, “opções gastronômicas de experiência” e por aí em diante.
Divida os temas entre a equipe, estabelecendo quem irá pesquisar o quê.
Não limite as pesquisas apenas ao Google ou Bing, vá atrás de publicações específicas, livros, artigos científicos. Procure também em blogs, acervo de empresas e instituições de classe ligadas ao assunto.

Atenção!
Sempre confirme a veracidade das informações coletadas antes de dividir com a equipe. Todos do time devem fazer isso. #chegadefakenews
Comments