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Camila Giacomeli

Inovação desmistificada

Atualizado: 29 de set. de 2022

A Inovação não está ligada exclusivamente à tecnologias computacionais, garçons robôs, softwares elaborados ou interação por inteligência artificial.


Chamo sua atenção aqui que estes são sim recursos de inovação extremamente importantes e que trazem a inovação nas esferas incremental, radical e disruptiva para dentro de uma empresa, porém não são os únicos possíveis.


O que quero trazer com este conteúdo é mostrar que inovação está muito mais ao alcance do empreendedor de pequeno e médio portes do que se imagina.


Inovar é fundamental para se manter relevante no mercado atual e futuro e isso não é nenhuma novidade.

Mas o que faz muitas empresas ficarem presas ao passado e se recusarem a acompanhar as mudanças?


Arrisco dizer que o principal motivo é a falta de conhecimento do perfil do seu clientes, do mercado e de como fazer a leitura das inúmeras informações disponíveis sobre o mercado em geral e principalmente dos próprios dados internos, coletados nas operações diárias.


A falta de conhecimento gera medo de arriscar,

medo do que a mudança pode trazer.


Conhecer seu público traz a oportunidade de antecipar as suas necessidades. Isso é fundamental no empresariado. Não basta ser criativo, é preciso aliar criatividade às necessidades e expectativas dos clientes!


Estar sempre atento às movimentações do seu nicho e estar

alinhado às principais tendências de mercado,

pode ser um casamento de ouro.


Entender as movimentações e mudanças ajuda na identificação das melhores tecnologias e ferramentas para criar serviços e experiências memoráveis. Não precisamos ir muito longe para isso. Ter a possibilidade de ver um cardápio pelo celular, deixando um QR code disponível, ter acessibilidade física e de acesso a dados de forma digital para que seu cliente tenha, literalmente, na palma de sua mão o poder de decisão. Isso pode até parecer pouco e até básico para os dias de hoje, mas te garanto que o básico funciona e você pode surpreender seu público.


As possibilidades de uso de tecnologias na inovação empresarial são incalculáveis. Em 2017 a rede Marriot de hotéis disponibilizou uma tecnologia que permite enviar para o celular ou tablet os rabiscos feitos no box do banheiro, para aqueles hóspedes que se sentem mais criativos durante o banho.

Confira o vídeo neste link https://youtu.be/MLz_B0MkAy4


A Inovação é uma ferramenta, um mecanismo que toda e qualquer empresa pode utilizar para desenvolver suas operações de forma mais atualizada, entregando mais valor para seus clientes e se posicionando de uma forma mais estratégica e concreta no mercado.


Chamo sua atenção para a inovação em modelo de negócios.


Um modelo de negócio é a maneira com que uma empresa captura, gera e entrega valor aos seus clientes. Podemos dizer que modelo de negócios é a tradução da entrega do valor que você pretende proporcionar ao seu hóspede, o significado que aquilo vai ter na experiência, o que vai gerar na estadia dele.



Envolve também como esses serviços são entregues, quais meios são utilizados para isso, como você se comunica e se relaciona com o seu cliente e quais são as ferramentas e maneiras/meios que você utiliza para receber o pagamento.


Trago como exemplo o modelo Lâmina de barbear, ele é bem utilizado e suspeito que você já consumiu ou consome produtos de fornecedores que utilizam esse modelo que também é chamado de isca e anzol. Nesse modelo o produto básico que se é vendido é muito barato ou de graça e os outros produtos que são necessários para consumi-lo e aproveitá-lo é que tem o valor mais alto e tem margens de lucro mais altas.


Um exemplo é o caso da Gillette, oferece um aparelho de barbear por um preço bastante acessível e trocar as lâminas conforme suas lâminas foram ficando velhas, têm basicamente o mesmo preço de você comprar outro aparelho inteiro, novo. Então se tem uma margem de lucro mais alta na venda dos insumos.


Outro grande exemplo, são as máquinas da Nespresso, as máquinas de café no geral também fazem isso e há várias marcas, mas vamos usar aqui a Nespresso que foi quem iniciou isso. Então a empresa oferece a máquina de café, aqueles café de cápsula, a um valor bem baixo (quase a preço de custo) para estimular as pessoas comprarem as máquinas e ficam, de certa forma, presas a necessidade de adquirir as cápsulas específicas para consumo.. e a margem de lucro está nas cápsulas. É uma forma de criar a demanda por um produto que você fornece.


E na sua empresa que tipo de serviço você pode oferecer a um valor bastante baixo mas para quê junto traga a necessidade de consumo de outros (que lhe trarão uma margem de lucro satisfatória)?


Sua maneira de empreender é

o que traz a transformação e propulsão do seu negócio!




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