Empresariado no Novo Mundo: VUCA ou BANI?
- Camila Giacomeli
- 22 de dez. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de out. de 2022
Você está preparado, preparada para um mundo Frágil, Ambíguo, Não-Linear e incompreensível?

O conceito do mundo VUCA foi, por muito tempo, utilizado para orientar as organizações a se desenvolverem nesse cenário. Mas agora nos deparamos com o mundo BANI que é considerado a evolução natural do mundo VUCA.
Enquanto no VUCA enfrentávamos a volatilidade (Volatility),incerteza (Uncertainty), complexidade (Complexity) e ambiguidade (Ambiguity). No mundo BANI nos deparamos com um cenário frágil (BRITTLE), ansioso (ANXIOUS), Não-linear (NONLINEAR) e incompreensível (INCOMPREHENSIBLE)
O conceito BANI foi criado pelo antropólogo e futurista Jamais Cascio que traz que a fragilidade pode ser encarada com resistência e liberdade, a ansiedade pode ser aliviada através da empatia e atenção plena, a não-linearidade nos treina a flexibilidade e a incompreensibilidade requer transparência. Desta forma o mundo BANI funciona como uma lente que nos permite ver a estrutura do que está ao nosso redor e oportuniza respostas e novas chances de negócios.
O que impacta na gestão empresarial?
- Necessidade de mudanças e transições para os novos e futuros cenários do seu negócio;
- Necessidade de desenvolvimento de competências essenciais e compatíveis com o novo cenário;
- Necessidade de desenvolvimento de Soft Skill em toda a equipe;
- Demanda gestores com mentalidade empreendedora;
- Demanda inovação como forma regular de operação.
O mundo está mudando de forma acelerada, por isso os empreendedores também devem criar resiliência e habilidade de se adaptarem às mudanças.
#inovação #gestão #gestaointeligente #inovaçãodisruptiva #inovaçãoincremental #inovaçãoradical #empreendedorismo #modelodenegocios #transformacaodigital
Comentarios